
Auriculopuntura

A acupuntura regulariza a energia do corpo por meio da estimulação de locais especiais (pontos de acupuntura) onde a energia corporal pode ser conduzida, obter respostas curativas, considerável alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida, com esse estímulo permite que o corpo harmonize sua energia e se fortaleça, expulsando naturalmente o adoecimento.
A Auriculoterapia apesar de ser um sistema independente da acupuntura e especialidade dentro da Medicina Chinesa, é um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na china. A parte do corpo em que se utiliza essa técnica é o pavilhão auricular (orelha), parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema que é capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade.
Uma desarmonia em alguma parte do corpo humano vai refletir no pavilhão auricular, com reações e em lugares diferentes relacionadas com a desequilíbrios que aquele corpo padece, pois existe relações muito tênues entre os locais que produzem uma reação e as partes do organismo afetadas, consequentemente esses lugares vão apresentar sensibilidade maior relacionada à desarmonia, mudanças de coloração, até descamações, alterações morfológicas nas áreas, eczemas, como outros sinais significativos que podem surgir até mesmo antes que a enfermidade se manifeste. Vale lembrar que essas mesmas mudanças podem desaparecer após o tratamento.
O tratamento será em conformidade com a necessidade do paciente, onde cada organismo reagirá de acordo com o estímulo através de agulhas finas de acupuntura que tem dimensões pequenas inseridas no local escolhido pelo terapeuta, ou com agulhas intradérmicas, ou pode ser utilizado no lugar delas o laser, como também esferas magnéticas e até moxabustão e sangria, e de forma mais simples o uso de sementes de vacaria ou mostarda com micropore, que do mesmo modo demonstram resultados excelentes. Seja qual o material escolhido, o objetivo é promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar. Uma vantagem dessa técnica é a praticidade, ela é indicada quando há necessidade que o paciente vá para casa com as sementes ou com as esferas nos pontos auriculares, ele só tem que estimular para dar continuidade ao tratamento.
Semíramis Brito de Sá Ferreira
* Referência bibliográfica na barra de tarefa