top of page

Curiosidades

escotismo
Framboesa e várias porcas

SEMELHANTES CURAM SEMELHANTES

Por sistema de observação que ficou conhecido como Doutrina das Assinaturas, estudiosos de várias regiões da Antiguidade concluíram que similis similibus curantur (em latim): os semelhantes curam semelhantes... Por isso que os feijões cujas formas se assemelham ao Rim, beneficiam os rins; que o inhame e o maxixe semelhantes aos gânglios linfáticos, ajudam a limpar os fluídos do corpo; que as sementes de gergelim, semelhantes aos neurônios, e as nozes, semelhantes ao cérebro, são boas para o sistema nervoso e para a atividade cerebral; que o ginseng, uma raiz que tem uma forma de um corpo humano, tonifica e rejuvenesce o corpo humano.

(Manual do Herói ou a filosofia chinesa na cozinha, Sônia Hirschi)

Vegetais organícos

A APARÊNCIA DOS ALIMENTOS É IGUAL AOS ÓRGÃOS QUE ELES SE ASSEMELHAM

 

Numa descoberta simples e um tanto fascinante, o site Health is From Heaven, através de um estudo, compara alguns órgãos do corpo humano com alimentos, mostrando que seus formatos são parecidos. 

Muitos recursos naturais estão a disposição, mas é necessário conhecer e ter a atenção seletiva. Veja alguns exemplos: 

1. Tomate = coração

Boa fonte de potássio, que é recomendado para pacientes com pressão arterial elevada, pois ajuda a reduzi-la, os tomates são também ricos em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e algumas doenças cancerosas. A vitamina B6, presente em cada tomate, ajuda a converter o aminoácido homocisteína, que danifica as paredes dos vasos de sangue, em outras moléculas inofensivas.

2. Noz = cérebro

Simétricas, as nozes nos lembra dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro humano. Rica em ômega-3, necessária para a sua flexibilidade, elas auxiliam fornecendo gorduras de alta qualidade para o funcionamento eficiente do cérebro, constituído por cerca de 60% ​​da gordura estrutural.

 Comer nozes também evita depressões e doenças mentais, ajudando não só o corpo, mas o bem-estar mental.

3. Aipo = pros ossos

Olhando bem, as hastes verdes do aipo (ou salsão) se assemelham aos ossos do nosso braço. E são eles que se beneficiam do alimento, que proporciona ossos mais fortes por conta de seus 23% de sódio de boa qualidade, aquele que não provém do sal refinado. O aipo contém o essencial de cálcio mineral que é vital para o desenvolvimento e manutenção de ossos fortes, ajudando na prevenção da perda óssea durante a menopausa. A vitamina K, parte de sua composição, suprime as diminuições na densidade mineral óssea da coluna vertebral.

 4. Abacate = útero

Muitas mulheres evitam o abacate por ser uma fruta “gordurosa”, mas podem rever seus conceitos sobre a fruta. Por sua semelhança com o útero feminino sempre esteve relacionado à fertilidade, especialmente pelos astecas. Rico em vitamina E, o abacate equilibra os hormônios, ajuda a prevenir o câncer cervical e ainda auxilia na perda de peso após a gravidez. Outro fato interessante relacionado a fruta é que, além de seu grande caroço interno se assemelhar a um bebê no útero, o abacate floresce na árvore em exatamente 9 meses.  Não é lindo?

5. Batata-doce = pâncreas

Consumida especialmente pela galera fitness, a batata-doce vai além da boa forma, beneficiando o pâncreas. Por equilibrar o nível de açúcar no sangue, é recomendada para pessoas com diabetes e pancreatite. Além disso, gera energia para o corpo e aumenta a sensação de saciedade, ajudando a manter a fome sob controle.

6. Cenoura = olhos

As camadas de uma cenoura após seu corte se assemelham facilmente a irís do olho.  A hortaliça contém beta-caroteno, que é convertido pelo nosso corpo em vitamina A, um nutriente importante para a saúde global do olho. A deficiência de vitamina A pode facilmente levar à secura nos olhos, inchaço das pálpebras, úlceras da córnea ou mesmo cegueira.

7. Laranjas = seios

Há quem compare os seios a “melões”, mas é a laranja quem cumpre um papel importante na prevenção ao câncer mama, ajudando o movimento da linfa através dos compostos naturais limonóides. Eles têm a capacidade de induzir a morte celular programada das células cancerosas.  No laboratório, mostraram ainda citotoxicidade ao câncer de cólon, câncer pancreático, câncer de fígado, neuroblastoma, leucemia e outros.

8. Gengibre = estômago

O gengibre auxilia um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o estômago. Ajudando na digestão, mantém o estômago saudável e estável. A raiz de gengibre contém gingerol e shogaol, que ajudam a tratar a dor de estômago, aliviam as náuseas e a gripe.  Não é à toa que este é um dos principais ingredientes em cozinhas chinesas, japonesas, árabes e indianas.

9. Cogumelo = ouvidos

Assim como a cenoura, quando cortamos um cogumelo ao meio, percebemos seu formato em relação a orelha humana. Ricos em vitamina D, que é essencial para os nossos ossos, ajudando o corpo a absorver cálcio. A vitamina também é responsável pela prevenção da perda da audição.

10. Feijão = rins

O feijão, especialmente o Azuki – bastante utilizado por vegetarianos -é ideal para quem quer prevenir pedra no rim ou na vesícula. Ele possui propriedades diuréticas e tem fermentação diferente dos demais feijões, regulando hipertensão e o excesso de açúcares (glicose) no sangue, o que beneficia quem tem problemas de pressão alta e diabetes. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

Mais um detalhe importante e comparativo é que o vinho tinto é rico em antioxidantes e polifenóis, incluindo resveratrol, o que evita danos aos vasos sanguíneos, reduz o colesterol “ruim” e impede a formação de coágulos sanguíneos. Os polifenóis ainda ajudam a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos em seu coração. Mas brinde com moderação.

 

*Esse é um resumo do post da parceria Hypeness e Leão Fuze.

Image by Brooke Lark

DIETOTERAPIA MTC

A escolha de alimentos para o consumo deveria estar baseada no conhecimento energético dele.

Uma alimentação equilibrada tem relação com energias de cada alimento e seu consumo, o uso excessivo de determinada natureza e estado afetam no bem ou mal estar de uma pessoa.

No geral, no Ocidente  faz uso excessivo de alimentos de energia quente, alimentos produtores de Umidade, de energia fria, além de hábito irregulares de alimentação, e até de forma insuficientes...

bottom of page