top of page

    Dietoterapia Chinesa
(Alimentação Terapêutica)

O alimento ingerido pelo homem passa fazer parte de seu organismo gerando GuQi (energia do alimento) que vai fortalecê-lo e nutri-lo e, consequentemente, harmonizar todas as suas funções energéticas e fisiológicas.

A alimentação terapêutica faz parte de um arcabouço de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é uma prática de prevenção e tratamento de desequilíbrios através do uso de alimentos naturais.  Para a MTC, a boa alimentação será realizada com produtos que possuem a energia necessária para o corpo num dado momento.

De acordo com os conceitos da MTC, a dietoterapia emprega os elementos Yin e Yang na alimentação e no preparo dos alimentos, focando a energia de cada alimento e no seu valor medicinal; levando em conta a cor, o aroma, o sabor (doce, azedo, amargo, picante e salgado) e a sua natureza (mais Yin ou mais Yang) relacionada às necessidades nutricionais dos Zang (Coração, Fígado, Baço/Pâncreas, Pulmões e Rins) e a manutenção do equilíbrio.

Portanto, para a Alimentação Terapêutica, os alimentos constituem um dos elementos mais importantes na preservação do equilíbrio do homem, e leva em consideração os padrões e efeitos sobre o corpo.

Semíramis Brito de Sá Ferreira

*Referências bibliográficas encontram-se na barra de tarefa.

bottom of page