top of page

ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR  EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A MTC trata das questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem como um desequilíbrio de energias Yin-Yang. Corpo e mente são uma unidade integrada e a saúde é o equilíbrio das duas energias Yin e Yang em nosso corpo. O desequilíbrio dessas energias (Qi) pode afetar a Psique e /ou a Soma.

Qual a proposta?

A Terapeuta e Pedagoga/ Psicopedagoga em Educação e Clínica e especializada Desenvolvimento Humano e também formada em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) propõe um trabalho de avaliação e acompanhamento da criança /adolescente- estudante com dificuldades escolares, numa visão da MTC.

De que maneira?

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia em princípios elementares, onde não separa componente de um todo e trata o sujeito (homem) como parte da natureza. Ela busca integrar o homem (corpo/mente/alma) ao ambiente de um modo geral e o ajuda a desenvolver suas potencialidades e a se autoconhecer.

Corpo e mente são uma unidade integrada e a saúde é o equilíbrio das duas energias Yin e Yang em nosso corpo. O desequilíbrio dessas energias (Qi) pode afetar a Psique e /ou a Soma. Todas as técnicas da MTC trabalham com a “energia vital” (Qi) e buscam o equilíbrio energético para fortalecer o organismo e manter a saúde.

Uma investigação das causas dos desequilíbrios é implementada desde o primeiro atendimento, mas vale ressaltar que o foco são fatores patológicos e padrões, e não os sintomas.

 A MTC vê o paciente como sujeito que está sempre interagindo em seu meio e quando o faz, o faz inteiro: corpo, mente e espírito, mas que tem o seu modus operandi; e nesse caso, o equilíbrio energético (saúde) dependerá dessas possíveis interações, como elas ocorrem e como o mesmo administra.

Em suma, a MTC trata das questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem como um desequilíbrio de energias Yin-Yang. Um aprendente (no caso o estudante) quando chega para atendimento/ acompanhamento por um terapeuta apresenta uma queixa, e para o profissional é importantíssimo saber e compreender o momento em que o atendido se encontra, como vive, qual é a relação estabelecida consigo e com os que estão à sua volta, fazer uma entrevista, além de se basear em ações de observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, fazer uma leitura do pulso (pulsologia) e um exame da língua, tudo isso faz parte do arcabouço de informações que se tornam preciosas sobre a condição de saúde daquele que está sendo atendido, como o objetivo de identificar etiologias, padrões e patologias e chegar a um tratamento individualizado, e, assim, orientar e tratar aquele que o procura com seus sintomas e sinais, enfim com suas dificuldades.

Na avaliação energética, existem técnicas específicas que auxiliam na interpretação de sintomas e sinais, essa busca vai desde as causas das enfermidades, se são externas (Vento, Frio, Umidade, Calor, Calor do Verão e Secura) e/ou internas (emoções como raiva, medo, pavor, tristeza, alegria e/ou preocupação) até as causas de enfermidades como constituição fraca, esforço ou trabalho excessivo, trauma físico, ou dieta/nutrição inadequada, entre outras.

Como seria o tratamento?

O tratamento é predominantemente preventivo, mas a maioria dos pacientes busca o tratamento quando os sintomas aparecem e o incomodam, significa que a harmonia energética precisa ser reestruturada. Por exemplo, retirando a estagnação, modificando o fluxo do Qi quando há variação da energia normal;ou diminuindo quando houver excesso de energia através de sedação ou aumentando se houver deficiência através da tonificação.

Há diversas formas de tratamento na MTC, dentre as quais destacamos oito: Acupuntura Sistêmica, Fitoterapia Chinesa, Auriculoterapia, Massagem Terapêutica Tui Ná, Terapia Alimentar Chinesa (Dietoterapia), Moxabustão e Ventosaterapia.

A acupuntura regulariza a energia do corpo por meio da estimulação de locais especiais (pontos de acupuntura) onde a energia corporal pode ser conduzida para obter respostas curativas, um considerável alívio dos sintomas e uma melhora na qualidade de vida. Esse estímulo permite que o corpo harmonize sua energia e se fortaleça, expulsando naturalmente o adoecimento.

No caso de crianças até 12 anos, que tem uma fisiologia energética diferente da fisiologia de um adulto, a acupuntura não é a primeira escolha do terapeuta como técnica para tratar, entretanto a sua eficácia é inquestionável. Mas há outras técnicas, como Fitoterapia Chinesa e Massagem Tuiná que proporcionam resultados impressionantes e por isto são as técnicas mais utilizadas. A Moxabustão ou aplicação de calor em locais específicos também é utilizada com sucesso em crianças.

Após 12 anos de idade, o corpo vai reagir à acupuntura como o corpo de um adulto reage, portanto já se pode tratar diretamente com a acupuntura e outras técnicas complementares.

Semíramis Brito de Sá Ferreira

*Referências bibliográficas encontram-se na barra de tarefa.

bottom of page