
Exame da Língua

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a língua representa a exteriorização do Qi dos Zang Fu (órgãos e vísceras), por isso existe uma íntima relação da língua com os órgãos internos, que possuem uma comunicação direta ou indireta com as alterações energéticas nesses meridianos, também indicará problemas emocionais por conta dessa relação.
O significado clínico da avaliação pela língua faz parte de um escopo da avaliação energética. O terapeuta examinará o corpo da língua da pessoa em atendimento, observará vários aspectos de forma sistemática, tais como a vitalidade da cor, a cor, a forma, a saburra, a umidade e as veias da base do corpo da língua, suas características, enfim, uma série de sinais que refletem a condição do paciente e indicam as condições de cronicidade e as condições agudas.
Vale ressaltar que a língua não apresenta alterações por eventos de curto prazo, e sim de longo prazo que informam o estado dos vários órgãos do corpo e o conjunto de possíveis fatores (patógenos) que possam afetá-lo.
Para a MTC, uma língua brilhante, úmida e com a coloração em tom de vermelho claro tem vitalidade e equilíbrio.
Semíramis Brito de Sá Ferreira
*Referência Bibliográfica na barra de tarefas.