top of page

Gua Sha

O Gua Sha é uma técnica curativa usada na Ásia, no âmbito da Medicina Tradicional China (MTC) e pouco conhecida no Ocidente. Gua Sha significa "esfregar ou raspar" (Gua) "zona bloqueada por toxinas" (Sha). Essa raspagem terapêutica é realizada na superfície da pele em partes específicas do corpo. Trata-se de raspagem e estimulação da pele usando um instrumento de borda arredondada, geralmente de osso, envolve a aplicação de um óleo para suavizar a área a ser tratada. Esta ação leva ao aparecimento de vermelhidão na área a ser tratada, chamado "Sha", que costuma desaparecer em 2 a 3 dias. O efeito da raspagem é avaliada de acordo com a cor da pele reagirá durante o tratamento; se o nível de tóxico é muito alto, a pele vai adquirir uma cor bastante escura.

O aumento de "sha" remove a estagnação do sangue e o faz fluir melhor. É uma técnica baseada no conceito de meridianos de energia da MTC, onde o bloqueio dos meridianos é um sintoma de desequilíbrio.O Gua Sha é baseado em movimentação de zonas reflexas, estimuladas por fricção na superfície da pele, de modo que as toxinas acumuladas venham à superfície por causa da energia negativa que foi aplicada na direcção dos meridianos e canais de energia.

Pela fricção, a oxigenação dos tecidos é estimulada, favorecendo a sua nutrição, ativando a circulação sanguínea, estimulando o metabolismo dos vasos e conduzindo ao equilíbrio, dispersando a desordem ou bloqueio existente, através da remoção da estagnação tóxica.

Há também o uso do Gua Sha na face, com uma finalidade puramente estética. Mas para qualquer finalidade, o resultado é muito eficaz.

                                                                                                                                                       Semíramis Brito de Sá Ferreira

*Referência bibliográfica na barra de tarefa.

bottom of page