top of page

Acupuntura: Patrimônio Imaterial da Humanidade (ONU)

A técnica que remonta cinco mil anos, já é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O comitê Intergovernamental da Unesco órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) voltado para a educação, ciência e cultura aprovou em novembro de 2010 a inclusão da Acupuntura como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, nos termos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

É possível verificar na página da Unesco, a Lista de Patrimônios Culturais Imaterial da Humanidade, onde consta a Acupuntura como uma competência passada de geração para geração, a inclusão tem o objetivo de fazer com que esta especialidade seja reconhecida em todo o mundo, em seu escopo há um conjunto de medidas de proteção e promoção da Acupuntura. É importante ressaltar que a Acupuntura foi incluída nessa lista da ONU por considerarem a sua contribuição para enriquecimento da diversidade cultural em escala mundial e também como testemunho da criatividade humana.

Acupuntura acredita que o corpo humano é formado por um conjunto de canais que ao ser estimulados (estímulo físico), provoca funções de autorregulação do corpo, promovendo a cura. Ela parte do princípio que o corpo humano já disponha de um amplo e sofisticado sistema de defesa, capaz de localizar as enfermidades e dirigir sua própria energia e recursos para curar os problemas por si mesmo. E tem que estar centrado em reforçar as funções internas de autocura, já presentes no corpo humano, sem interferir nelas e o efeito do próprio sistema imunitário antes da enfermidade.

Semíramis Brito de Sá Ferreira

 

bottom of page