top of page

Por que optar pela Medicina Tradicional Chinesa?

O pensamento chinês baseia-se no princípio do conhecimento da natureza como caminho para atingir o estado de harmonia. A natureza é dinâmica, assim como o equilíbrio Yin-Yang e homem-ambiente-organismo.

O corpo tem sabedoria própria e responde à altura, de acordo com o tratamento que recebe. O desequilíbrio energético não aparece do nada, ele será consequência de uma sucessão de experiências estressantes, dependendo da maneira que o corpo é administrado e de como este aciona os seus mecanismos de defesa.

O corpo/organismo vai somando eventos que se internalizam até que estes se manifestam em diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, maturidade e velhice) que são acionados em situações que os desencadeiam e se apresentam como sinais e sintomas; significa que houve uma inadaptabilidade do homem com o meio e essa manifestação pode apresentar-se de uma só vez, resultando num grande desequilíbrio, que os ocidentais chamam de doença.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma outra forma de olhar e tratar o homem e sua saúde. Quando o corpo/organismo é estimulado com as técnicas que são utilizadas pela MTC, como a acupuntura, ele próprio (o corpo) reage e busca o equilíbrio. A acupuntura regulariza a energia do corpo por meio da estimulação de locais especiais (pontos de acupuntura) onde a energia corporal pode ser conduzida para obter respostas curativas, um considerável alívio dos sintomas e uma melhora na qualidade de vida. Esse estímulo permite que o corpo harmonize sua energia e se fortaleça, expulsando naturalmente o adoecimento. Então, por que não?!

Semíramis Brito de Sá Ferreira

 

*Referência bibliográfica na barra de tarefa.

 

                                                                                                                           

bottom of page