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Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa- I

A base da Medicina Tradicional Chinesa tem, como pilares, os conceitos de Yin-Yang, a teoria dos Cinco Elementos e a de Qi (Energia), esse é o conceito central da Medicina Chinesa.

a. A primeira (Yin-Yang) é muito antiga, reporta ao período de Estados Combatentes (476-221 a.C.), representada por uma linha interrompida (Yin) e uma linha contínua (Yang), e  as  primeiras  referências  são  encontradas no Livro das Mutações   (I Ching) que tem como premissa que todos os fenômenos podem ser reduzidos ao Yin-Yang.

O Yin-Yang é um dos conceitos fundamentais da MTC e donde se baseia o seu diagnóstico e tratamento. As relações de Yin e Yang são opostas e ao mesmo tempo de interdependência porque não podem existir de forma isolada um do outro. Também se consomem mutuamente por estarem em estado constante de mudança, quando um é consumido o outro aumenta, ou seja, o Yin consumido eleva o Yang, e vice-versa. Outra relação importante é que podem transformar-se um no outro, isso ocorre quando as condições estão amadurecidas, quando chega o limite da fase Yin se iniciará o ciclo da fase Yang e assim sucessivamente.

Em síntese, a relação Yin-Yang tem aspectos de oposição (estados opostos de um ciclo e de agregação do mesmo), de interdependência (um não existe sem o outro), de consumo mútuo (estado constante de equilíbrio dinâmico que estão sempre se ajustando) e de intertransformação (um transforma-se no outro).

A fisiologia humana vai obedecer a essa dinâmica em todos os seus processos e servirá como base para avaliar sinais e sintomas desses desequilíbrios orgânicos.

Quando o equilíbrio impera entre Yin e Yang haverá harmonia, porque eles afetam-se mutuamente e modificam sua proporção, alcançando um novo equilíbrio, nesse caso não se observará sinais e sintomas. Mas se houver um descompasso entre eles, como preponderância do Yin e/ou do Yang e debilidade do Yin e/ou debilidade do Yang, os sintomas e sinais aparecem porque não se encontram em harmonia.

A teoria explica a estrutura orgânica, funções fisiológicas e alterações patológicas do corpo humano e serve como guia do diagnóstico clínico, do tratamento e da prevenção.

Maciocia (2007, p.5) explica de forma ampla as relações Yin-Yang quando o desenvolvimento de todos os fenômenos no universo é o resultado da interação de dois estágios opostos, simbolizados por eles, e que cada um contém em si mesmo a semelhança do estágio oposto, ou seja, cada fenômeno pode pertencer ao Yin ou ao Yang, mas sempre contém em si mesmo ambos os aspectos. Mais adiante, ele acrescenta que Yin-Yang representam dois estágios no processo de mudanças e transformações de todas as coisas no universo. (...) “Yang simboliza os estados mais imateriais e rarefeitos da matéria, ao passo que o Yin simboliza seus estados mais matérias e densos”. Maciocia acrescenta que os dois estados opostos de condensação e agregação das coisas não são independentes um do outro, mas modificam-se individualmente. E Ross J.(1985) complementa, ao conceituar energia e matéria não como algo separado, mas sim como dois extremos de algo contínuo.

O Yin em excesso contribui para que o Yang fique consumido; o Yang em excesso faz com que o mesmo ocorra com o Yin. Agora se o Yin estiver em deficiência vai fazer com que o Yang aparente estar em excesso e o Yang enfraquecido fará o mesmo com o Yin, que não significa que são a mesma coisa, existe diferença apesar das semelhanças.

A MTC em sua fisiologia, patologia e tratamento pode ser simplificada à análise Yin-Yang, pois ao tratar há basicamente ações de tonificar Yin e/ou Yang e eliminar o excesso Yin e/ou Yang. Maciocia (2005) “ressalta que cada corpo humano apresenta preponderantemente Yin e Yang”, mas que isso é relativo ao mesmo tempo cada área do corpo é mais Yin ou mais Yang e quanto aos órgãos/vísceras, uns tem característica Yin e outros Yang e mesmo neles há dinâmica Yin e Yang, de acordo com as funções e estrututuras.

Resumidamente, as estruturas orgânicas do corpo humano são mutuamente complementares, porque as formas físicas que pertencem ao Yin são a base material para suas funções (atividades), essas funções que pertencem ao Yang são a força motriz para a forma física. “Ainda segundo Maciocia (2005):” Os órgãos Yin dependem dos órgãos Yang para produzir Qi e Xue a partir das transformações dos alimentos. Os órgãos Yang dependem dos órgãos Yin para nutrição originada do Sangue e da Essência estocados pelos órgãos Yin” (2005,p.12).

b. A Teoria dos Cinco Elementos Wu Xing também é à base da teoria da MTC e teve seus altos e baixos ao longo da história, mas durante o período dos Estados Combatentes tornou-se popular a tal ponto que a maioria dos fenômenos foi classificada em cinco (representam cinco processos, cinco movimentos e cinco direções diferentes dos fenômenos naturais); a teoria foi aplicada à Medicina, à Astrologia, às Ciências, à Música, ao Calendário, às Políticas.

Assim como Yang e Qi, os Cinco Elementos/Cinco Fases (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) são utilizados como guia no diagnóstico e tratamento das patologias e, da mesma maneira, tiveram a sua história construída pela observação dia-a-dia de padrões dentro da natureza.

Basicamente aponta propriedades desses cinco elementos e suas características específicas, com semelhanças, diferenças e uma dinâmica relacional muito interessante relacionadas à fisiologia do organismo humano, com seus tecidos, Órgãos e Vísceras (Zang Fu), como Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, correspondente respectivamente ao Fígado/Vesícula Biliar, Coração/Pericárdio/Intestino Delgado, Baço-pâncreas/ Estômago, Pulmão/Intestino Grosso, Rins/Bexiga, respectivamente) e aos aspectos cores da face, sabores dos alimentos, emoções, entre outros.

Essa relação é harmoniosa e se baseia em ciclos de Geração e Controle nos quais cada Elemento é gerado pelo anterior e gera o Elemento seguinte, ao mesmo tempo em que cada um exerce um controle sobre o outro.

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