
Pulsologia

“O exame do pulso é tão importante, revelador e difícil que deveríamos palpar os
pulsos ao invés de apertar-nos as mãos. ”
Hu HSin Shan (Mestre de TaiChi-huan)
A pulsologia é uma das mais importantes bases de diagnóstico oriental. Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a doença ocorre quando o fluxo de Qi (chi) ou energia vital é alterado, causando um desequilíbrio entre yin e yang, porque tudo está interligado.
Na antiguidade, onde não havia recursos tecnológicos, os médicos chineses se organizavam e buscavam saber sobre o seu paciente; com sua inteligência e seus sentidos aguçados, a sua sensibilidade era o único recurso para se ter idéia do que acontecia e saber mais no dia a dia sobre o aquele que estava sendo atendido.
A pulsologia se utiliza de um dinâmico diagnóstico de energia do corpo, onde o pulso será uma expressão do Qi, permitindo assim identificar um desequilíbrio e para, no momento seguinte, reequilibrar as energias em desequilíbrios, mesmo antes que ele se transforme em doença, ressaltando a sua ação mais preventiva. Tem por objetivo descobrir a existência de desequilíbrio de energia através da palpação de artérias numa área do pulso, quando terapeuta deve saber onde puncionar para se chegar a um diagnóstico e determinar a natureza de uma doença a partir do estudo do batimento dos pulsos, assim definir os pontos onde se devem aplicar as agulhas ou fazer as moxas, entre outras terapias.
O terapeuta usa a pulsologia como avaliação energética, com base nos sentidos ele toma o pulso e sente suas variações, para conhecer cada uma das diferentes condições de energéticas que sofrem órgãos, identificando o estado de energia de cada um, que está sendo examinado. Na verdade, muitas desequilíbrios podem se manifestar antes no pulso. A pulsologia oferece a oportunidade de poder associar as variações de pulso a diversas afecções ou disfunções que podem estar acontecendo na pessoa que recebe o tratamento. Os diferentes tipos de pulsação indica qual é a severidade do desequilíbrio, qual é o órgão afetado ou se o seu início é devido a um fator climático. Por palpação do pulso se pode dar uma idéia de como os órgãos funcionam, se sua energia é fraca, congestionado, fluida ou excessiva. Este tipo de diagnóstico requer muita paciência e compreensão do corpo humano. Muitas doenças podem ser sentidas no pulso antes de mostrar sintomas ou se tornar aparente.
Os pulsos chineses correspondentes aos 12 meridianos da Grande Circulação Energia. O estudo destes impulsos é feita sobre a artéria radial, a partir da base do polegar para um dedo por cima do processo estiloide.As mãos são meios extraordinários para encontrar ou identificar o que o corpo representa e o que a mente não pode entender às vezes.
Semíramis Brito de Sá Ferreira
*Referência bibliográfica na barra de tarefa.