top of page

CHI KUNG (QI GONG)

 

Qi Gong (CHI KUNG) significa “trabalho sobre o sopro vital”, esse termo pode ser aplicado para designar qualquer exercício que vise influenciar a circulação da energia no corpo humano.

Como técnica milenar Chinesa, trabalha o interior para buscar o equilíbrio da pessoa como um todo (físico, mental e espiritual), é uma prática que precisa de atividades regulares, de disciplina e aplicação da sua filosofia.

O exercício prevê movimentos e posturas para fazer uso do Qi, energia vital, com o objetivo de tratar desarmonias, estimular a saúde e a longevidade, além de expandir a mente, permitir atingir diferentes níveis de consciência e o fortalecimento espiritual. O treino combina diferentes graduações de intensidade e visualizações, direciona a atenção mental e um controle respiratório, mais exercícios físicos.

No Qi Gong há opções de prática para quem exercitar, atende a qualquer faixa etária. É uma excelente forma terapêutica para melhorar a saúde; uma forma marcial para fortalecer o físico, e melhorar o desempenho e minimizar danos causados pelos impactos; e uma forma religiosa com o objetivo de treinar a mente para atingir determinados estados de concentração e melhorar o desempenho na meditação. Tudo vai depender do direcionamento que o praticante quer dar a sua prática.

O praticante projeta imagens positivas, consequentemente a concentração, a contemplação e o sentimento de tranquilidade. Entre tantas qualidades, destaco os benefícios as melhorar a saúde, prevenir desequilíbrios, manter a sensação de bem-estar, tonificar os músculos, ossos e órgãos, corrigindo a postura e o equilíbrio, auxiliar na flexibilidade e no desenvolvimento da coordenação, fazendo com que seus praticantes possam executar as atividades diárias com mais energia e disposição.São benefícios que só acrescentam qualidade de vida, pois a sua prática regular promove o relaxamento corporal, o equilíbrio do sono e a diminuição da frequência cardíaca, além de ser uma aliado para lidar com o estresse e a tensão do dia a dia.

No atendimento terapêutico, é utilizado também com a imposição das mãos, baseado na intenção terapêutica de canalizar ou transmitir a energia (Qi) para aquele que está sendo atendido. O Chi Kung também está associado a diversas artes marciais chinesas tais como: o Tai Chi Chuan, esse estilo também e uma forma de meditação em movimento.

Semíramis Brito de Sá Ferreira

*Referência Bibliográfica na barra de tarefas.

bottom of page